DÚVIDAS FREQUENTES

O leilão restrito poderá ocorrer em duas situações distintas, por decisão da comitente vendedora ou quando o bem a ser vendido exige condições especiais de venda, de conservação e transportes dos mesmos previamente determinados e descrito no edital de venda, publicada e divulgada em meios próprios, mídia em geral e regras gerais do leilão.

Somente poderão efetuar lances as pessoas autorizadas para esse leilão; Não obstante, o local do leilão pode e devem ser público, somente as pessoas credenciadas antecipadamente estarão aptas a fazer lances; exceto, quando amparadas em liminares judiciais condicionadas a posterior decisão  do mérito.

A comitente vendedora por deliberalidade de sua escolha, por obrigação contratual / estatutária, o leilão dos bens inicialmente será oferecida exclusivamente aos funcionários ou a quem ela indicar. A comitente vendedora prorroga para si o direito de habilitar os participantes do leilão, “ex. para concorrer em um leilão de um Taxi, o interessado necessita provar antecipadamente que tem registro em carteira que trabalha como Taxista”.

O próprio nome auto se explica. Você precisa estar no local em que será realizado o leilão.

LEILÃO PRESENCIAL e ON LINE.

Você escolhe a forma de sua participação no leilão, poderá ir até o local no qual o leilão será realizado, ou poderá fazer os lances apartir da rede mundial de computador, “pela internet”.

O leilão é disponibilizado aos interessados para efetuar lances apenas pela internet, através do meio eletrônico que melhor lhe convier, inclusive no próprio local em que será realizado o leilão, serão também disponibilizado computadores para acesso gratuito dos interessados presentes no local que será realizado o leilão. É de fundamental importância e condição obrigatória que o interessado se cadastre no gestor  de leilão eletrônico on line, (www.leilaobrasil.com.br) com antecedência mínima estipulada em contrato digital para aprovação do seu cadastro na condição de comprador ou vendedor. Ressalta se, que o próprio sistema não aceita qualquer intervenção de usuários não cadastrados há menos de 24:00 horas que antecedem o leilão, exceto, quando o interessado comparecer ao local munido de documentos originais necessários ao seu cadastramento, o que lhe será facultado o cadastramento automático e de imediato.

LEILÃO PRESENCIAL:

Nos leilões presenciais o pagamento pode ser feito com cheque através de guia própria em agencias bancarias especifica, através de transferência eletrônica para conta pré-determinada, através de boleto bancário ou ainda, cheque caução entregue a quem de direito para pagamento da arrematação.

 

LEILÃO ELETRÔNICO ON LINE REAL TIME:

Nos leilões On Line, o pagamento da arrematação  poderá  ser feito com cheque através de guia própria  disponível nas agencias bancarias, guia enviada pelo  leiloeiro  para o e-mail do usuário, através de transferência eletrônica para conta pré-determinada ou  através de boleto bancário enviados pelo site no qual o arrematante esteja cadastrado. Cheque caução poderá ser solicitado até a comprovação do pagamento do bem arrematado. O mesmo critério vale para a comissão do leiloeiro.

Existem procedimentos diferentes para situações semelhantes e para cada leilão em especial. Quando se tratar de leilão judicial, a pedido do requerente ou não, o Juízo da causa poderá mandar executar o arrematante no próprio processo, mandar penhor bens de sua propriedade para pagamento da arrematação. Poderá inclusive encaminhar ao Ministério publicação denuncia para que abra investigação criminal sob os motivos que o levaram a desistência. É licito e de praxe quando se tratar de leilão judicial, o arrematante será multado em 20% do valor da arrematação e a comissão do leiloeiro, que será revertido em favor da execução. Em se tratando de leilão privado; poderá o arrematante ser executado pelo valor do compromisso assumido, uma vez que o contrato assinado entre esse e o site de leilão dá esse direito, sem prejuízo de outras sanções.